Lipoaspiração (Lipoescultura)


A lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados em cirurgia plástica atualmente. A razão dessa procura reside no fato de tratar-se de um procedimento que apresenta pequenas cicatrizes com significativas mudanças no contorno corporal, proporcionando uma melhor proporção e definição do corpo.

O objetivo da lipoaspiração (ou “aspiração de tecido adiposo”) é remover os depósitos de gordura que normalmente se concentram em algumas regiões do corpo como e destoam do restante do corpo:

Cintura
Culotes
Quadris
Coxa
Braços
Joelhos
Pescoço

Trata-se, portanto, de cirurgia para correção do que chamamos de lipodistrofia (deposição inadequada de tecido gorduroso) e não para emagrecimento.A quantidade segura para retirada de tecido gorduroso é estabelecida em 5 a 7% do peso corporal total ou 40% da área corporal total. Em um indivíduo de 70kg, por exemplo, seria seguro a aspiração de, no máximo, 4,5kg.

As característica básica mais importante para a indicação de uma Lipoaspiração diz respeito à capacidade de retração da pele que recobre a área a ser aspirada. Essa capacidade de retração varia com genética, idade, cor da pele, gênero, quantidade e localização da gordura aspirada. Caso algum desses fatores seja desrespeitado o resultado pode ser insatisfatório e cabe ao cirurgião plástico estabelecer os limites da indicação deste procedimento.


Dúvidas Frequentes – Lipoaspiração

Em quanto tempo voltarei às minhas atividades?

Em 5 a 7 dias é possível retornar as atividades (trabalho, estudos), podendo haver ainda algum incômodo, mas nada limitante. A prática de exercícios é uma pouco mais tardia podendo variar de 20 a 30 dias, com liberação do cirurgião. De maneira geral para a prática de exercícios físicos segue a recomendação: -1 a 15 dias após a cirurgia: não recomendada a prática de atividades físicas -15 a 20 até 60 dias após a cirurgia: alongamento, caminhada leve e exercícios isométricos de MMII e MMSS. Deve-se evitar exercícios isolados do tronco, principalmente repetições de flexão-extensão. – após 60 dias: retorno a atividades normais. Nos procedimentos cirúrgicos que envolvem lipoaspiração, ocorre uma vasta lesão do tecido celular subcutâneo que envolve não só os adipócios (principal objetivo da cirurgia) como também os vasos (entende-se veias, artérias e vasos LINFATICOS). Apesar de utilizarmos uma solução com adrenalina que tem como um dos objetivos a contração desses vasos com intuito de diminuir a lesão dos mesmos, esse trauma ocorre inevitavelmente. Dessa forma, as principais vias de drenagem na área lesada são interrompidas levando ao acumulo de grande quantidade de líquido composto por linfa, restos celulares, sangue e soro fisiologico. A curto prazo a rede de drenagem é compensada através da hipertrofia dos vasos remanescentes e a longo prazo (a partir de 2 meses) através da formação de novos vasos e reconexão daqueles lesados. Sendo assim, até pelo menos 60 dias de pós operatório a drenagem é ineficiente o que se traduz pela retenção de liquido nas partes mais baixas da região aspirada principalmente ao final do dia. Esse acúmulo depende também da quantidade de linfa produzida e essa produção está relacionada com a irrigação sanguinea da região onde existem os vasos lesados. Por isso a recomendação de aguardar pelo menos 60 dias para a prática de exercicios mais intensos. O que pode acontecer caso não aguardamos esse prazo é o prolongamento do tempo de recuperação da rede de drenagem, causando essa retenção de liquido por mais tempo. É uma relação de custo-benefício que não segue regra cartesiana, varia principalmente de acordo com o indivíduo e a cirurgia, mas podemos estabelecer prazos médios descritos acima..

Sentirei dor no pós operatório?

A dor é controlada com analgésicos de acordo com a necessidade de cada paciente. Geralmente o incômodo é maior nos 3 primeiros dias sendo maior com a movimentação.

Por quanto tempo utilizarei a malha elástica?

A malha elástica deverá ser utilizada por 30 dias sendo na maioria das vezes necessário o ajustamento da mesma no decorrer do tempo.

Voltarei a engordar na área aspirada?

O acúmulo de gordura na área aspirada geralmente ocorre em menor quantidade que nas áreas não aspiradas.

Será necessário a realização de drenagem linfática?

A drenagem linfática tem grande importância na Lipoaspiração trazendo uma recuperação mais rápida ao paciente. A quantidade varia de acordo com cada caso e deve ser estabelecida pelo fisioterapeuta especialista.