Otoplastia: Plástica na Orelha


A Otoplastia é o nome dado à cirurgia plástica para a correção das orelhas proeminentes ou popularmente conhecidas como “orelhas de abano”. Esta intervenção, em geral, é efetuada aos 7 anos de idade, período que corresponde ao início da vida escolar e início de situações constrangedoras para a criança. A técnica cirúrgica depende da deformidade apresentada e corrige:

Orelhas muito grandes (Orelha de Abano)
Correção de cirurgia prévia da orelha.

O objetivo é corrigir o ângulo entre a orelha e a cabeça e criar as unidades anatômicas de uma orelha normal (anti-hélice, escafa). A cirurgia plástica na orelha (Otoplastia) pode ser efetuada sob anestesia local com sedação no caso de pacientes mais velhos ou anestesia geral no caso de crianças.


Dúvidas frequentes – Otoplastia

A Otoplastia é uma intervenção segura?

A cirurgia em si é uma intervenção segura. A anestesia geral traz um risco muito pequeno (menor que o,1%) quando é feita uma avaliação pormenorizada pelo médico anestesista e quando utilizadas as drogas corretas.

A Otoplastia é dolorosa?

Em geral a Otoplastia é pouco dolorosa e a maioria dos pacientes requerem apenas analgésicos simples(Dipirona, Paracetamol).

Existem algumas complicações?

As complicações como hematomas (coleção de sangue atrás da orelha) e alteração de sensibiliade podem ser evitadas com alguns cuidados durante o procedimento. Por vezes a orelha proeminente pode voltar de novo necessitando de reintervenção. Deve-se seguir os conselhos do seu cirurgião para minimizar as complicações.

Qual a importância dos fatores psicológicos para a realização de uma Otoplastia?

A estabilidade emocional é o fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética. No caso de crianças pode-se requisitar um apoio psicológico extra para que haja um bom resultado final.

Devo ficar internado(a)?

A alta hospitalar pode ser no mesmo dia da intervenção se a cirurgia for realizada no período da manhã.

Fico com alguma cicatriz?

As incisões são efetuadas na parte de trás da orelha e, em geral são de boa qualidade.

Quais os cuidados no pós-operatório?

O doente deve utilizar uma faixa elástica durante um mês e depois apenas à noite durante mais um mês. Dependendo da deformidade a ser corrigida este tempo pode ser menor.